top of page
20230720_095350 (1).jpg

Para o público infantil, nossa proposta é facilitar imersões em ambientes naturais, gerando experiências significativas nos registros psíquico, físico, emocional e relacional das crianças.

Este programa foi desenhado com o propósito de oferecer às crianças uma experiência real e autêntica em pequenos grupos, onde elas são encorajadas a sustentar sua atenção e presença, qualidades fundamentais para o florescimento do jogo livre, da espontaneidade, da imaginação, da autonomia e para convívio positivo entre seus pares.

As educadoras e educadores que acompanham estas crianças são profissionais capacitados em primeiros socorros em áreas remotas, além disso possuem formação em Educação ao ar Livre e na Aprendizagem em Fluxo, e se encontram ativamente engajados em uma visão ecocentrada do (des)envolvimento humano. 

A partir deste modelo de (des)envolvimento, entendemos que cada etapa da vida humana contempla duas dimensões essenciais ao amadurecimento de cada individuo. Uma delas está ligada a aspectos ecológicos enquanto a outra está ligada a aspectos culturais. Na infância, após a iniciação no campo da linguagem, as esferas ecológica e cultural, solicitam que as crianças participem ativamente e desenvolvam repertórios em:

  • ESFERA ECOLÓGICA - vivenciar o encantamento com o mundo natural. Envolve a exploração através dos cinco sentidos, da imaginação, da criatividade, do brincar livre, do contato com suas emoções, e na formação de vínculos de reciprocidade com seu coletivo e com o mundo natural.

 

  • ESFERA CULTURAL - Iniciação e aprendizagem das práticas sociais, valores, conhecimentos, história, mitologias e cosmovisão de sua família e comunidade.

​​

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

ALGUNS DOS ASPECTOS TRABALHADOS:

Maior concentração e tranquilidade

Através de jogos e brincadeiras, propomos atividades estruturadas que convidam as crianças para um espaço interno de maior abertura, contemplação, curiosidade, foco e objetividade.  

Resolução de Conflitos

O convívio com o grupo durante as imersões ao ar livre, possibilitam que as crianças percebam as similaridades e as diferenças entre elas. Através de um trabalho intencional e delicado do educador(a), elas começam reconhecer seus estados emocionais e a descobrir sua habilidade de comunicação e solução de conflitos.

Autonomia e liderança

O número pequeno de crianças por grupos favorece o surgimento de uma liderança compartilhada, espontânea e natural, as crianças, mesmo as de personalidade mais dominantes, reconhecendo gradualmente que podem se comunicar e tomarem decisões de maneira mais colaborativa, sem necessitar impor seus desejos e vontades pessoais sobre as outras.

Sensibização Ecológica e Senso de Pertencimento

Um das maiores riquezas deste programa é a exposição frequente das crianças ao mundo natural. Pouco a pouco, elas vão conhecendo mais a flora e fauna dos ecossistemas, entendendo os ciclos da água, das árvores locais, conhecendo o comportamento e cantos de pássaros, e se familiarizando com a geografia do lugar a partir da afetividade e respeito.

bottom of page