top of page

"É possível vivermos de maneira envolvida.
Desenvolver é desconectar, é afastar das outras vidas,
é tirar do cosmo.
(...)
Não ao desenvolvimento
Sim ao Envolvimento


-
Nêgo Bispo -

O grande educador e líder comunitário Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo) ressalta o cuidado com o uso da linguagem e a ruptura da lógica da palavra colonizadora. Ele costumava falar: "É possível vivermos de maneira envolvida. Desenvolver é desconectar, é afastar das outras vidas, é tirar do Cosmo. (...) nós estamos em um momento de enfraquecer as palavras coloniais e fortalecer as palavras contra-coloniais. Não ao Desenvolvimento e Sim ao Envolvimento.

 

Entendemos que o (des)envolvimento acontece em relação e é potencializado na medida em que a gente reconhece a relação de apoio mútuo entre nós e o mundo natural. Quando nos encontramos com a visão de Nêgo Bispo, decidimos adotar este termo, pois compreendemos que ele atende a necessidade de trazer uma qualidade mais ecológica e afetiva para esse processo sagrado, e que envolve tudo o que existe nesta terra.

 

Desta forma, Ser Natural Educação, adota a visão de Envolvimento humano, homenageando o Nêgo Bispo por trazer luz e coerência para que as práticas educativas possam ser vividas e compreendidas em sua inteireza.  

ENVOLVIMENTO HUMANO

Os programas de Envolvimento Humano são cursos teórico-prático-imersivos focados no envolvimento e amadurecimento humano em sintonia com as forças e os padrões cíclicos expressos na natureza.

 

Estes programas destinam-se às pessoas que se encontram nas etapas da adolescência, fase adulta e maior idade, e tem como propósito oferecer espaços de apoio e ferramentas para auxiliar no engajamento com seu atual momento a partir de uma perspectiva ecocentrada.

Dessa forma, o Programa de Envolvimento Humano oferece cursos que podem ser realizados de maneira sequencial ou modular.

 

Acompanhe aqui nossa agenda para 2024!

NA TOTALIDADE DE NOSSA PSIQUE

Este curso é uma jornada baseada no Mapa da Psique Humana Baseado na Natureza ou Mapa da Mente Selvagem, organizado por Bill Plotkin no livro Wild Mind: A Field Guide to the Human Psyche.

Neste percurso, em um ambiente seguro de aprendizagem, vamos acessar e aprofundar em facetas da nossa potencialidade humana, dimensões de nossa psique geralmente negligenciados ou sub-desenvolvidos na nossa cultura ocidental. A partir do contato com essas facetas podemos também abrir espaços internos para entrar em relação com aspectos fragilizados, vulneráveis de nós mesmas.

Estes aspectos também podem ser chamados de "protetores". Padrões, usualmente estabelecidos a partir de algumas de nossas estratégias de sobrevivência (psicológica e física) na infância. 

CORPO ENTRE PAISAGENS
- Iniciação ao vazio -

Do momento em que nascemos até o momento de nossa partirda deste mundo, somos acompanhados, ou guiados, por forças que impulsionam, nutrem, vivificam e transformam todas as manifestações neste planeta.

Todas as camadas da nossa experiência estão íntimamente conectadas aos ciclos naturais e seus atores, quer tenhamos ou não consciência disso.

Essa conexão não está limitada ao campo do relacionamento, mas ecoa em nos como padrões musicais que ressoam nas cordas de um instrumento. Somos seres vibrantes sintonizados a um universo pulsante. Em profunda relação de reciprocidade e interdependência.

Neste curso seremos iniciados no campo da sensibilidade. Desde a superfície de nossa pele, tanto para o mundo exterior com suas paisagens e padrões pulsantes, quanto para o vasto universo de nossas paisagens internas. Abrindo-nos a percepção, ao maravilhamento, ao diálogo e a sensação de surpresa ao reconhecermos que habitamos paisagens desconhecidas em sua profundidade, as quais temos a tendência de ignorar. Praticaremos o vazio contemplativo e inevitavelmente descontruiremos muitas das nossas crenças acerca de nós mesmos, do mundo e da forma como sentimos.

CONTEMPLAR A MORTE

Um dia, tudo o que reconhecemos como a experiência viva de estar neste corpo, vai acabar.

E o que vai acontecer quando estivermos frente a este último momento?

Atualmente, falar sobre a morte é no mínimo desconfortável ou mórbido.

Como podemos navegar no mundo da morte, se não temos espaços seguros para nos expressar?

Essa é uma jornada recomendada para todas as pessoas que desejam suavizar sua relação de medo, tabu ou ansiedade com o tema da morte. Nesta jornada você corre o risco de reativar sua vontade de viver, encontrar caminhos genuínos para expressar seus anseios mais profundos e descubrir qualidades internas nunca antes imaginadas!

bottom of page